pessoas.

 



Olá. Há uns dias falei-vos de várias experiências que vamos tendo ao longo da vida e da forma como estas nos marcam. Por outro lado, no meio de todas estas experiências, vamo-nos cruzando com diversas pessoas que nos ensinam muito e nos põe à prova também.

A vida ensinou-me com o tempo a não esperar muito das pessoas porque a mão que te dá, logo a seguir é a mão que te tira e te deixa desamparada. Por este motivo o tempo ajuda-te a fortalecer os teus alicerces e a depender de quase nada ou ninguém, porque nem sempre as coisas que parecem, efectivamente são o que são. Quando somos crianças, uns mais do que outros vamos acreditando num mundo cor-de-rosa, onde a maldade é uma palavra que não existe, porque esta definição nem consta no nosso dicionário. E que boa é essa altura. Quando a inocência está permanentemente de braço dado com alguma ingenuidade que tanto faz parte de nós quando somos mais pequenos. 

Aos poucos, ao longo da vida, acabamos por perder essa ingenuidade e passamos a olhar para o mundo e para a vida de uma forma mais cruel. Ou mais realista, como quiserem chamar.

Quando somos pequenos a ilusão de que tudo vai ser como idealizamos faz parte do nosso pensamento, mas quando crescemos e nos tornamos adultos, essa ideia rapidamente se desvanece.

Há uns anos tinha uma pessoa que me dizia muitas vezes assim: "O teu mal é que dás muito aos outros e ficas desiludida porque quase ninguém vai dar tanto como tu."

E hoje essa frase que me marcou, ganha ainda mais sentido. Porque quando damos algo a alguém, damos com o nosso coração inteiro. E nunca nos podemos arrepender por isso. Temos sempre de ser fiéis a nós mesmos e mesmo que os outros não nos dêem aquilo de que estávamos à espera. só temos de aceitar e seguir a nossa vida da mesma forma, sem que isso nos possa magoar.

Mas desengana-te se pensas que essa força já está em ti. Ela é construída aos poucos, desde a primeira vez em que tens um desgosto, até ao dia de hoje. E está tudo bem com isso. O facto de sermos bem resolvidos connosco e com os outros, permite-nos peceber o que é realmente a vida e qual o sentido que lhe queremos dar. É normal dar muito aos outros, é normal as pessoas nos desiludirem mas o mais importante é nunca te arrependeres do que deste, independentemente daquilo que recebes ou da intensidade com que tudo acontece. Dá o mehor de ti todos os dias e deixa que a vida te traga o resto. O tempo saberá sempre o que é melhor para ti.

Comentários

Mensagens populares