viver a vida.




Olá. Quase todos dizemos que o tempo passa a correr, que na maioria dos dias não temos tempo para nada e que a melhor parte do ano são aquelas duas semanas de férias, nas quais decidimos entrar num avião e ir em busca de novas aventuras. Mas nem todos somos assim. Há quem nunca tenha saído do país. E isso faz-me perceber o quão sortuda eu sou por tudo o que vivi até agora. O quão grata sou à vida por tudo o que me proporcionou até então. Uma das minhas grandes amigas tem pânico de aviões e não entra num, nem para ir ver a família que mora lá fora. Habituou-se de tal forma a andar de carro para todo o lado, que só a ideia de ir de comboio a algum lado lhe faz imensa confusão. E sempre que lhe conto que vou a algum lado, ela diz-me assim: "Mas tu só podes ser filha de um piloto ou então nasceste dentro de um avião." Acho imensa piada ao facto de sermos tão diferentes e de vermos o Mundo com outra perspectiva. Eu adoro andar de comboio. Mas o meu transporte preferido será sempre o avião. Gosto de estar lá em cima e observar tudo. Já em pequenina me diziam que ando sempre com a cabeça nas nuvens e hoje, eles mal sabem o quão feliz sou lá. A maioria de vocês sabe o gosto que tenho pela fotografia. Sou capaz de levar mais material de fotografia do que maquilhagem, quando vou a algum lado. Uma coisa boa das companhias aéreas, é que te permite de vez em quando sair da rotina. Um dia fui a passar o dia a Bruxelas. Entrei no avião às 9h da manhã e só viemos embora às dez da noite. Foi super engraçado, nunca me tinha acontecido ter apenas aquelas horas e querer visitar aqueles lugares em poucas horas. Claro que não deu para passar imenso tempo dentro de todos os lugares, nem deu para ir ao estádio, mas deu para eu e a Inês passarmos um dia diferente e maravilhoso. Comemos aqueles doces típicos da Bélgica, vimos a iluminação da árvore de Natal, vimos a estátua do menino que faz xixi em pé, estivémos a passear pelo centro da cidade, tiramos fotos com polícias e fiz uma festa num cavalo. Para mim, a vida só faz sentido assim. Quando é verdadeiramente vivida. Eu adoro andar por aí. Por vezes só eu a a minha máquina fotográfica. Gosto de interagir com os locais, viver o que eles vivem e perceber cada traço da sua cultura. Engraçado como mesmo em sítios mais longínquos, há quem tenha um respeito enorme pelo nosso país. Quando fui a Marrocos, lembro-me perfeitamente que o taxista que nos levou ao hostel disse que adorava o futebol português e que sabia dizer algumas palavras no nosso idioma. E que ali eles recebem tantos turistas, mas que os portugueses são dos mais gentis e simpáticos com quem eles se cruzam. E isso, dá-me uma alegria enorme. Porque nós somos um povo humilde, trabalhador e amigo. Somos de um país que faz história e que às vezes parece que ninguém dá nada por nós. Mas acreditem, que também há países a torcer por nós e a dizer que somos maravilhosos. Quando fiz o voluntariado em Espanha, eles diziam que somos irmãos. Que Portugal tem um bom clima e uma comida incrível. Que é fácil apaixonarem-se pelo Porto, Setúbal e outras cidades. Que somos um povo acolhedor e que gosta muito de conversar com toda a gente. E acho que é isso mesmo que me caracteriza: o gosto pela cultura, pela aprendizagem e por tentar que toda a gente se sinta em casa quando está comigo. Porque eles também o fazem, seja em que país for. E sabem? Sou uma sortuda por ter conseguido alcançar tudo aquilo que alcancei até hoje. Agora é esperar que isto passe, acreditar que o dia de amanhã será melhor e agarrar-me às oportunidades que a vida me vai dando. E sabem? O meu sonho é ir ao Rio de Janeiro. E não sei quando, mas sei que que não tarda vou lá. Nem que seja daqui a alguns anos. Mas eu não desisto e luto até ao fim., sempre. Sejam felizes e aproveitem o melhor que a vida vos dá. Sejam vocês mesmos, e tudo dará certo.

Comentários

Mensagens populares