paradigma social - pânico e reações

Artigo de Opinião:



Bom dia. É impossível, seja para quem for, não estar atento às diversas notícias que têm saído constantemente nas páginas dos jornais e meios de comunicação. Sempre tive uma opinião muito própria no que a estes casos diz respeito. Algumas talvez entendam e até estejam de acordo mas também muitos não vão perceber o fio condutor do meu discurso (e para eles não vai ter nexo). 
Mas, vamos por partes.
O novo vírus (COVID-19) tem este formato por ser o formato de uma coroa? Tem este formato porque está associado a algum animal que na sua hierarquia comeu outro? Ou também estará relacionado com os humanos, que comemos animais que podem estar infectados?
É justo vermos alguém no avião com tosse e fazermos juízos de valor à frente da pessoa? É justo a pessoa defender-se e começar a discussão verbal de algo que até pode não levar a lado nenhum?
A única coisa que queria dizer é que somos todos iguais. Mesmo não sendo. Ou seja, se tenho feições mais brancas e outra pessoa é mais escura, a culpa do que acontece é dele porque é preto e eu que sou branca sou sempre a boazinha? Só os chineses é que têm direito a ter doenças? O mundo infelizmente está cheio de pessoas com doenças de diferentes tipos. Porque é que apontamos o dedo a quem é diferente e não remamos para a igualdade? Para o fim do preconceito, para o intrusamento social e não para a exclusão. Uma pessoa que rouba uma vez é criminosa mas a que foi roubada e se defendeu também já é marginal? Está na altura de nos pormos no lugar dos outros, de vermos que somos, de quem são eles, que todos nascemos com sentimentos, crenças e opiniões. Que não é justo humilhar alguém, que o tratamento deve ser feito todo consoante a pessoa e não a côr da pele, que eu morar no Porto ou em Lisboa tem o mesmo valor. Todos andamos cá a fazer alguma coisa, todos contamos. Uns emigram, para tentar uma vida melhor e quando voltam são os mesmos filhos de cá, nasceram cá e nunca se esquecem do que cá viveram, mesmo que a família agora seja outra. A vida é toda muito ambígua. Nunca ninguém vai chegar a um consenso e muitas vezes há pessoas que têm de isolar/refugiar para não tentarem sozinhas ir contra a suposta normalidade do Mundo. Não interessa donde vens, para onde vais, o que fazes, se tens a cor da pele de X, o que interessa é os teus valores, o teu coração. Adapta-te ao Mundo, mas não deixes que o Mundo te tire tudo de bom que tens. Porque vales alguma coisa e não andas cá só por andar. A força vem de dentro, a força vem de lugares que às vezes nem sabemos onde fomos arranjar ou encontrá-la. Acredita nos teus ideais, defende-os e sê tu mesma. Conversa sem ofender ninguém é meio caminho andado para que a igualdade seja para todos.
Espero que tenham entendido onde eu queria chegar. Mantenham-se sempre informados e com as vossas convicções. O Mundo hã-de melhorar. Vamos lutar até ao fim.
Todos juntos dizemos NÃO ao Racismo, todos juntos dizemos SIM à Igualdade!

Francisca Cochofel

Comentários

Mensagens populares