a personagem principal das nossas vidas


Olá. Hoje venho escrever-vos sobre um tema que a mim me diz muito: a vida e as personagens que nela passam. Sempre acreditei que a vida é como um livro, cheio de capítulos. Sempre fui apologista de que somos nós a personagem principal das nossas vidas. Que os outros podem dar opiniões e conselhos, mas no fundo, só tu sabes quem és e aquilo que sentes que deves e queres fazer. Conheço histórias de pessoas perto de mim que contam que passaram a vida em colocar-se em segundo plano. Porque foram criadas assim. A achar que os outros têm de mandar sempre e que elas apenas foram feitas para concordar. Porque nunca se sentiram confortáveis o suficiente para tomar elas decisões, para serem elas a dar passos, porque sempre tiveram alguém por detrás a decidir aquilo que elas deviam fazer. Não censuro e jamais julgarei quem pensa assim. Afinal, a vida ensinou-me que não nascemos todos para fazer a mesma coisa nem com a mesma personalidade. Sempre gostei de ouvir os outros. Entender o porquê de eles agirem de certo modo, de pensarem de uma maneira concreta e o porquê de os hábitos deles serem aqueles. Sempre gostei de ver outras culturas, saber e avaliar aquilo que os outros países têm de melhor. Saber retirar uma aprendizagem de cada lugar onde passo. Gosto de caminhar nas cidades sozinha, de ir à descoberta de lugares com os quais me identifique, de apreciar como vivem as pessoas e de que vivem, o que as faz feliz por inteiro e o que as caracteriza como sociedade. Não viajei muito mas tenho a sorte de fazer amigos em qualquer canto do Mundo. Das melhores experiências que tive foi a ida a Marrocos. Entrar num Mundo completamente diferente do meu. Ir sem saber o que me podia esperar, mas deixar-me desafiar desde o primeiro momento em que cheguei ao aeroporto de Marraquexe. E sabem, é disso que para mim a vida é feita: histórias, momentos e aprendizagens. Para mim viajar é escrever um novo capítulo da minha vida. É deixar-me cultivar e aprender sempre alguma coisa. Porque tenho a certeza que venho sempre mais rica quando volto a casa. Por aquilo que eu transmito às outras pessoas mas e sobretudo, por aquilo que as outras pessoas me transmitem a mim. Gosto de aprender com quem tem algo para ensinar. Não gosto de pessoas que acham que sabem tudo porque essas mostram que não sabem efectivamente nada. Porque a vida só é interessante pelas surpresas que traz a cada momento, pela magia com que a vives e por todas as vezes em que alcanças as etapas às quais te propuseste. Sou uma rapariga de sorriso fácil. Que chega a um sítio e passado 10 minutos já está a conversar com meio mundo. Sempre aprendi que a sinceridade é o nosso maior trunfo. E nunca tive medo de mostrar quem sou. Uma pessoa apaixonada pela vida sempre à procura de novos desafios e novas histórias para contar. E por falar em histórias, eu serei sempre a personagem principal delas. Vivo a vida à minha maneira, uns dias com mais entusiasmo e outros com menos, mas a vida não pára. É feita para ser vivida e para aproveitarmos enquanto aqui estamos. Um beijinho e sejam sempre muito felizes.

Francisca Cochofel

22/03/2020

Comentários

Mensagens populares