"Porto eleito melhor destino europeu"



É inevitável demonstrar o orgulho que tenho na minha cidade, é inevitável que em dias como este as saudades não apertem mais e mais, mesmo que só tenha passado uma semana desde a última vez que lá estive. Pois é, a verdade é que quem é do Porto não consegue deixar de fazer das tripas coração e falar abertamente de tudo o que sente. Temos esta característica tão peculiar, dizemos o que temos a dizer , porque somos povo que ferve em pouca água. Somos o povo mais incrível e verdadeiro que eu conheço. Podemos criticar a toda a hora uma pessoa, mas se vier alguém de forma criticar também, vamos defender essa pessoa com unhas e dentes. Porque temos o coração perto da boca, mas amamos os nossos mais do que tudo e damos a vida por eles. Ser do Porto é trocar os b's pelos v's e ter orgulho disso. É dizer uma quantidade de palavrões e rir-se no final. É ser javardo; dizer expressões como 'bibó porto carago'; dizer sertã em vez de frigideira; dizer "bai no batalha" ou "bai-me à loja". A verdade é que podia estar aqui a escrever-vos centenas de expressões tão nossas, mas a maioria nunca ia entender. Só quem cresceu nestas bandas, sabe daquilo que somos feitos. Só quem nasceu no Porto é que pode apreciar em condições a bela da francesinha (exceto eu, que sou anormal) e deliciar-se de um belo cozido à portuguesa ou bacalhau.
Numa das minhas últimas sessões fotográficas pelo Porto, escrevi isto, como legenda da Ponte D.Luís I "Tens em ti todo o encanto da cidade ; quantas horas passadas a apreciar a tua grandiosidade, quantos dias passados contigo a fazer de plano de fundo, quantos momentos passados sempre com olhos postos em ti. meu Porto."
Hoje destaco ainda mais aquilo que referi nesse dia, hoje ouço ainda com mais admiração as belíssimas letras das músicas do Rui Veloso, que descrevem a minha cidade na perfeição. O tempo passa e este orgulho nunca muda .. a cada dia que passa aumenta mais e mais. Podem ter certeza, de que quanto mais longe estou, mais portuense e portuguesa me sinto. Obrigada meu Porto! <3 span="">


 

Comentários

Mensagens populares