surpresas de Espanha


Engraçado como a vida não pára de nos surpreender. Depois de ter aproveitado para conhecer duas novas cidades de Espanha, durante este fim-de-semana, hoje foi um dia particularmente especial. Estava a trabalhar pela manhã, quando entra pelo meu trabalho uma senhora com um ar um pouco desorientado. Pergunta-me, em espanhol quem é que está a dar as aulas de espanhol e eu respondo com um sorriso rasgado que sou eu. Esta senhora saiu de Portugal e veio para cá tentar encontrar trabalho. Quando lhe disse que também sou portuguesa, parecia que já tínhamos ligação há imensos anos. Percebi então que encontrar um português no estrangeiro é uma das melhores sensações que há. Já o tinha sentido também anteriormente, mas ver a reacção das outras pessoas quando dizemos que somos da mesma pátria é realmente gratificante. Tudo isto para vos dizer que as coisas continuam a correr muito bem por aqui. As meninas do supermercado já me conhecem e até me ajudaram a comprar o peixe e os ingredientes para a sopa. É bom quando estamos num país que não é o nosso e nos sentimos acolhidos. Sabe bem passar na rua e ouvir as pessoas cumprimentarem-me, como se me conhecessem desde pequena. Às vezes temos de fechar uma porta, para abrir um janela. É assim que se diz, não é? Na verdade, abri um janela, ganhei asas e voei por aí fora para conhecer o Mundo. Neste momento encontro-me num país bem perto de Portugal, mas a verdade é que me prepara para o futuro de uma forma maravilhosa. Ensina-me algo que nem sempre é fácil: a adaptação. A adaptar-me a outros costumes e a outras rotinas. Aqui não tenho o beer para ir todas as noites, nem os amigos de sempre. Aqui não tenho um quarto com vista para o Estádio de Dragão, nem a Pizza Hut em frente a casa. Aqui não tenho a Inês nem a minha mãe a fazer-me as vontadinhas todas. Mas há uma coisa que tenho aqui, em Portugal, ou em qualquer outro lado: a vontade de crescer, de aprender e de ser feliz! Por hoje, é tudo. Fiquem bem.

Comentários

Mensagens populares