faculdade.


O calendário de hoje faz com que chegue ao fim mais um mês. Olhando para trás, faz exactamente 9 meses desde que terminei a minha licenciatura. Terminei-a, convicta de que meses mais tarde iria encontrar emprego na área. Tentei de tudo. Rádios , televisões, jornais e até revistas. Em centenas de e-mails enviados, obtive cerca de 5 respostas, uns dizem que não aceitam estágios profissionais, outras que na empresa em questão as pessoas trabalham de forma gratuita e voluntária e outros que para já, não trabalham nesse regime. Todos os dias vejo anúncios, analiso locais onde gostava de trabalhar, mas, na verdade, parece um bocado irónico. Pedem experiência mínima de 3 anos em determinadas funções. para alguém que acabou o curso o ano passado e, desde então, o único contacto que teve com a área, foi através de projetos pessoais. Pedem-nos para ter calma, dizem-nos milhares de vezes para não desistirmos, mas chega a um ponto em que se torna frustrante, tanta espera, tanta incerteza em relação ao que vai ser o nosso futuro. Somos jovens, estamos na idade de dar tudo, de aprender tudo. Como me disse um senhor na Rádio Renascença "estás na idade de fazer as maiores asneiras e perguntar as maiores barbaridades, porque só assim é que se aprende." Mas não nos dão essa oportunidade. E quando dão, citando colegas meus "somos escravizados". Pergunto-me então o que é suposto fazer. Dizem que ter uma licenciatura é uma mais-valia, no entanto, ainda não vi vantagem nenhuma de a ter tirado. Não me arrependo do curso que escolhi, nem das decisões que tomei, talvez só me arrepende de ter nascido no país errado. Dizem que as oportunidades são para quem as procura, mas eu nada vejo. Dizem-me para esperar. Mas só nunca sei até quando.

Comentários

Mensagens populares