aprendizagens da vida*


Há dias em que te faz bem o sossego de uma casa vazia, o repouso após longas horas nas quais não tiveste tempo para ti. Aí pensas no que se passou, até chegares àquele momento. Um dia as coisas vão deixar de te servir, as roupas, o calçado e aí vais ver a tua vida mudar. Se dantes a tua cor preferida era o bege, hoje é o castanho. E é assim que a vida é, uma corrida que te faz mudar de um tempo para o outro. É aqui que as pessoas entram também, elas mudam, não fiques à espera do contrário. Um dia, aquela tua amiga de infância com quem brincavas às casinhas e fazias desenhos, vai crescer e tornar-se numa mulher que só quer noite e passa a vida nos copos. Ainda assim, hás-de ter aquela que se manteve contigo e que a consideras como irmã. Eu tenho duas assim, que nunca me abandonaram e que me viram crescer. Um dia vais conhecer alguém que pensas ser o grande amor da tua vida e mais tarde vais-te aperceber de que não é. Que as pessoas nunca são o que parecem e que há sempre quem te venha a surpreender. Nunca contes com nada, um sorriso pode enganar e um olhar pode-te fazer criar na cabeça milhares de sonhos, que nunca se vão concretizar. As feridas saram com o tempo, se bem que algumas deixam cicatrizes e marcas mais profundas que outras. O meu sorriso, esconde milhares delas. Nunca tenhas vergonha de chorar em frente a alguém porque isso não demonstra que és fraca, pelo contrário, demonstra que és forte o suficiente para não esconder o que sentes. Chorar de amor não é vergonha nenhuma, nem chorar de saudade. Eu, choro quando tem de ser e depois disso, fico mais forte que nunca. A vida ensinou-me que o tempo é escasso e que não vale a pena desperdiçá-lo com coisas que nada de bom vão trazer à nossa vida. Sou capaz de chorar uma hora seguida mas depois disso, nunca mais me lembro do motivo que me fez ficar assim. Porque as coisas que  nos fazem mal, mais tarde, são esquecidas para sempre, tal como as pessoas que nos magoaram. Por isso, sê feliz e não dependas de ninguém, nem faças com que os outros dependam de ti.

Comentários

Mensagens populares